sábado, 25 de dezembro de 2010

É preciso muito, muito mais gente cantando




"Se bastasse cantar com ternura
Pra acalmar esses dias
Em que os homens perderam a doçura
De cantar morreria
Mais quem sou eu?
Mais quem sou eu?
Simples cigarra
Em que a voz é escrava
Da melodia
Se bastasse a canção da esperança
Pra inundar de alegria
A tristeza de nossas crianças
De cantar morreria
Mas quem sou eu?
Mais quem sou eu?
Simples cigana nas sendas profanas da poesia
Se bastasse cantar compassiva
Pra aplacar a agonia
Nessas terras de gente cativa
De cantar morreria
Mas quem sou eu?
Mas quem sou eu?
Simples agente da estrela regente
das sinfonias
Ë preciso muito, muito mais
gente cantando
É preciso muito, muito mais
É quase um esforço sobre-humano
Pra conseguir mudar os planos
É preciso muito, muito mais gente
cantando
É preciso muito, muito mais
Cantar a paz no mundo inteiro
É quase um esforço derradeiro
Se bastasse cantar com brandura
Pra estancar a sangria
Pro universo viver com candura
de cantar morreria
Mas quem sou eu?
Mas quem sou eu?
Simples cantante das noites
dançantes
Das fantasias
É preciso muito, muito mais gente
cantando
É preciso muito, muito mais
Cantar, cantar que ainda é tempo
Uma canção sem sofrimento
É preciso muito, muito mais gente
Cantando
Ë preciso muito, muito mais cantar
com o céu,
Com os movimentos,
Cantar com a luz, com os elementos
Enquanto espero
Sigo cantando, e cantando e cantando
Eu vou vivendo"

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010


Natal é o momento de celebrar o nascimento de Cristo que veio ensinar a humanidade a amar, portanto essa data é de extrema importância para nós cristãos. Mas esquecemos disso muitas vezes e o materialismo nos faz relacionar o natal apenas com presentes, ornamentações e festas. O interessante seria que cada um de nós, nos doássemos um pouco para o próximo, falo em doação no sentido de nossas atitudes para com as pessoas, é preciso que deixemos o egoísmo de lado. Uma palavra carinhosa, um sorriso, um abraço não vai te custar nada, não vai te arrancar um pedaço do corpo.. Mas é importante que essas nossas atitudes sejam sinceras.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cortar o tempo


“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"

Drummond

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MÚSICA DO DIA


"Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco não
Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco

Se agregar não é segregar
Se agora for, foi-se a hora
Dispensar não é não pensar
Se saciou foi-se em bora

Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco não
Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco

Se lembrar não é celebrar...
Dura - lhe a dor quando aflora
Esquecer não é perdoar
Se consagrou sangra agora

Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco não
Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim

Tempo de dá colo, tempo de decolar
Tempo de dá colo, tempo de decolar
O que há é o que é e o que será
(nascerá, nascerá...)
Tempo de dá colo, tempo de decolar
Tempo de dá colo, tempo de decolar
O que há é o que é e o que será
(nascerá, nascerá...)

Reciclar a palavra, o telhado e o porão...
Reinventar tantas outras notas musicais...
Escrever o pretexto, o prefácio e o refrão...
Ser essência... Muito mais...
Ser essência... Muito mais...
A porta aberta, o porto acaso, o caos, o cais...

Se lembrar de celebrar muito mais...
Se lembrar de celebrar muito mais...
Se lembrar de celebrar muito mais..."


(Reticências)

O Teatro Mágico

domingo, 19 de dezembro de 2010


Aiai.. Férias!
Eu estava aqui a pensar.. O ano passou tão rápido, nem deu tempo fazer tudo que planejei, eu não mudei como tinha prometido no fim do ano passado. Pra ser mais exata eu que acho que não mudei e sempre no fim de um ano faço a mesma promessa: Esse ano serei outra! (risos) TOLICE.



"A vida se vai em um instante...
Quando pensamos que podemos deixá-la de lado,
Vem o tempo mostrando que não há tempo,
Vem a noite e passa o dia, semanas se sucedem,
E quando nos damos conta, mais um ano acabou.

E agora?
Que fazer do parque que não conhecemos?
Do filho que não vimos crescer?
Do amor que deixamos morrer?
Da saúde que destruímos de qualquer maneira?
Do amor que mal vimos desabrochar e morreu?

O que fazer do tempo que não temos?
Sim, porque sempre é um corre-corre ou uma apatia total, fazemos ou não fazemos o que queremos,
Geralmente fazemos mal feito, não aproveitamos...

Aproveite esse tempo e ame com intensidade, ainda que o medo mande você maneirar.
Estude com prazer, ainda que a matéria seja chata.
Ande por contentamento, caminhe na chuva e sinta o sol, seja intenso, vibrante, forte, cheio de certezas, ainda que não saiba por onde ir...

E, porque a vida é um instante,
Seja eterno.
O prazer é viver esse momento,
Que deixarão de ser parte de um dia,
Para ser inesquecível."

domingo, 28 de novembro de 2010


'Então, que seja doce.
Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte:que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce , talvez não saiba responder. Tudo é tão vago como se fosse nada.Ninguém perguntará coisa alguma, penso. Depois continuo a contar para mim mesmo, como se fosse ao mesmo tempo o velho que conta e a criança que escuta, sentado no colo de mim(...)'

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Devaneios


Sou isso agora porque é o que posso ser, como já disse o Humberto Gessinger “Somos quem podemos ser”. Isso não impede que eu sonhe no que eu quero ser, daí eu vou tentando.
Tentando o que? Tentando ser...!
Me veio uma confusão...
Eu sou o que sou, ou sou o quero ser?
Pode ser que eu não chegue a ser quem eu quero ser, ou então posso mudar de idéia e não querer mais ser, minhas vontades podem ser outras no futuro.
Loucura, não é mesmo?
Mas eu vou sonhando...

(Arilma Macêdo)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MÚSICA DO DIA


Quando começar o frio, dentro de nós
Tudo em volta parece tão quieto
Tudo em volta não parece perto
Toda volta parece o mais certo
Certo é estar perto sem estar
Perto de você, sou tão perto de você, sou tão perto de você

Quando o tempo não passar, dentro de nós
Cada hora é como uma semana
Cada novo alô é mais bacana
Cada carta que eu nunca recebo
É sempre um motivo pra lembrar
Sou tão perto de você

Vida amarga, como é doce a dor da palavra dita de tão longe, dita de tão longe, dita de tão longe...

Quando alguém se machuca, dentro de nós
Toda culpa parece resposta
Nossa busca não parece nossa
Nosso dia já não tem mais festa
Não tem pressa nem onde chegar
Sou tão perto de você

Quando a paz se anunciar, dentro de nós
É porque aquilo que nos cega, mostra um outro lado pra moeda
Que não paga as coisas do meu peito
O preço é me fazer acreditar
Sou tão perto de você

Vida amarga, como é doce a dor da palavra dita de tão longe, dita de tão longe, dita de tão longe

Quando a música acabar, dentro de nós..
.

Perto de Você
O Teatro Mágico

Farinha de trigo tem que ser "Tia Anastácia"


"Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada

Hoje eu estive com Tia Anastácia
Ela me disse que está muito revoltada
Porque o Sítio do Pica pau Amarelo está tirando ela como otária
Ela faz os bolinhos e Dona Benta recebe a medalha
Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada

Farinha de trigo tem que ser
Tia Anastácia
"


A luta pela iagualdade "racial" está presente em nossos dias. Eu nem sei o porque desse "racial", se só existe uma unica raça, que é a HUMANA! Não há raças branca, negra, amarela, vermelha... etc e tal.
Esse poema "A revolta da tia Anastácia" do poeta Giovane mostra que a suposta inferioridade da tia Anastácia, a qual não deixou ela levar a fama no nome da farinha de trigo, está relacionada a cor da pele.
A cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.
Precisamos de Igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento, independemente de ser negro, branco, vermelho, amarelo, pardo, pois somos INCLASSIFICÁVEIS e somos o que somos!
Independente da cor somos todos iguais, nesse mundo velho sem porteira, nesse grande carnaval! "(...)Uns mais iguais que os outros" é claro.

"Olha que eu gosto do negro
Porque o negro me lembra voce
Salve toda conciencia negra
Olha que eu gosto do negro
Porque o negro me lembra voce

Independente da cor todo mundo é igual

Negra, negra, negra, negro amor"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Não saber viver



Hoje em momentos de devaneios, tive a sensação de que eu não sei viver.
Mas o que seria não saber viver?
Talvez seja não saber aproveitar e agradecer o momento presente, e está sempre a pensar no que está por vir. Isso é engraçado. Porque damos tanta importância pra algo que ainda é distante de nós e esquecemos o mais próximo?
Eu tenho comigo esse sofrimento pelo que está por vim, mas decididamente isso acaba por aqui, nem vou me abalar porque quando o amanhã chegar, eu já estarei a querer outro amanhã e nunca me sentirei feliz/realizada. Porém não vou deixar de sonhar, pois como já dissera o poeta William Shakespeare “Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”.


“Nunca deixe que lhe digam:
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos
Nunca vão dar certo
Ou que você nunca
Vai ser alguém...”


(Arilma Macêdo)

A fidelidade é a alma da verdadeira amizade



_ Aos meus amigos verdadeiros peço desculpa pela minha ausência, não os esqueço em nehum momento da minha vida, pode até não parecer mas estam e sempre estarão em pensamentos. Agradeço por fazerem parte da minha vida. Obs.: Não preciso denomina-los, pois os meus amigos sentem.

Malba Tahan contava uma história:
"Dois amigos caçadores estavam no mato, e eis que aparece um grande urso. Ficaram tão espantados que, em vez de atirar no bicho, começaram a correr. Acontece que um deles era gordo, e o urso o alcançava; percebendo que não podia escapar do bicho, deitou-se no chão e fingiu-se de morto, enquanto o outro amigo que era magro subiu numa árvore e ficou só olhando. O urso chegou perto do gordo, cheirou-lhe as orelhas e se foi. O magro desceu da árvore e perguntou ao gordo:

- 'O que foi que o urso falou no seu ouvido?' E este respondeu: - 'O urso me disse que um amigo que abandona o amigo na hora do perigo é um covarde!'".

A fidelidade é a alma da verdadeira amizade. Conta-se que dois amigos inseparáveis foram para uma guerra juntos. Em um combate terrível, um deles ficou ferido gravemente, e sem que o outro percebesse ficou caído. Quando o primeiro voltou para a trincheira, percebeu que o amigo não tinha voltado para o abrigo.

"- 'Meu amigo ainda não regressou do campo de batalha, senhor. Solicito permissão para ir buscá-lo' — disse o soldado a seu superior.

- 'Permissão negada', respondeu o oficial — 'Não quero que você arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto'.

O soldado, desconsiderando a proibição, saiu, e uma hora mais tarde regressou mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo. O oficial ficou furioso.

- 'Eu te disse que ele já estava morto! Agora, por causa da sua indisciplina, eu perdi dois homens! Me diga, valeu a pena ir até lá para trazer um cadáver?'

E o soldado, moribundo, respondeu:

- 'Claro que sim, senhor! Quando encontrei o meu amigo, ele ainda estava vivo e pôde me dizer: 'Eu tinha certeza de que você viria!'"

"Um amigo é aquele que chega quando todo o mundo já se foi".

Você já percebeu a fidelidade de um cão a seu dono? É por isso que dizem que ele é o maior amigo do homem. Já observei que o dono pode ser pobre e miserável, mas o cão não o troca por outro em melhor situação. O dono pode até deixá-lo passar fome e frio, mas ele não o abandona; pode até surrá-lo e ele acaba voltando a seu lado. Isso não é incrível?

Nunca se pode falar mal de alguém, especialmente de um amigo.

Havia numa cidade um homem que tinha o costume de fazer um pequeno discurso de elogio aos mortos minutos antes de serem sepultados. Ele sempre estava no cemitério quando alguém ia ser sepultado e sempre o elogiava com suas palavras. Eis que certo dia morreu alguém que todos odiavam na cidade, porque tinha má fama de avarento, fofoqueiro, mal-agradecido, estúpido, etc.. De modo que na hora do seu sepultamento, muitos foram ao cemitério só para ver o que o homem dos elogios funerais iria dizer do falecido. Na hora do discurso o conhecido orador disse: "Coitado, ele assobiava tão bem!...".

Mesmo nesse infeliz ele soube encontrar uma pequena qualidade, e passou por cima de todos os seus defeitos. Não é bonito isso? Faça o mesmo e você será uma pessoa querida por muitos.

O mundo está precisando urgentemente de gente assim. Ninguém gosta de uma pessoa cheia de presunção, autossuficiente, arrogante. Os jovens cunharam uma expressão para identificar uma pessoa assim: "Ele se acha"; se acha o bom, o melhor.

Se você quiser ter amigos, aprenda a elogiar os outros pelas suas menores qualidades em vez de os ficar criticando por seus defeitos. Saiba também que nós conquistamos as pessoas por aquilo que somos para elas, muito mais do que por aquilo que lhes damos.

É se dedicando ao outro que você vai conquistá-lo, seja ele um amigo, o pai, a mãe, o filho ou o empregado. Ofereça-lhe um pouco do seu tempo, de suas palavras, de sua ajuda; deixe-o contar sem pressa a sua história e os seus problemas e você verá como esta pessoa irá admirá-la.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010


"De ontem em diante serei o que sou no instante agora
onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa
Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada
são coisas distintas
Separadas pelo canto de um galo velho
Eu apóstolo contigo que não sabes do evangelho
Do versículo e da profecia
Quem surgiu primeiro? o antes, o outrora, a noite ou o dia?
Minha vida inteira é meu dia inteiro
Meus dilúvios imaginários ainda faço no chuveiro!
[...]
Da luta não me retiro...
Todo dia de manhã é nostalgia das besteiras que fizemos ontem."

sábado, 30 de outubro de 2010

"O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Carta de S. Paulo aos Coríntios

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Somos o que somos "Inclassificáveis"




"A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas."
Ruth Benedict




Que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs

somos o que somos
inclassificáveis

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,

não há sol a sós

egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros carataís
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol


Inclassificáveis

Composição: Arnaldo Antunes

sábado, 23 de outubro de 2010


Tem horas q bate o desespero, dá uma vontade de desistir de tudo (tristeza), e no meio de tanta confusão aparece uma voz amiga que diz pra lutar sempre
“ lute sempre
Mesmo que as vezes seja preciso mudar um pouco a estratégia”
Bah! Eu decidi não desisti mesmo..
Vou andar com Fé.
E mudar a estratégia quantas vezes for necessário.

“Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Que a fé tá na mulher
A fé tá na cobra coral
Oh! Oh!
Num pedaço de pão...
A fé tá na maré
Na lâmina de um punhal
Oh! Oh!
Na luz, na escuridão...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh Minina!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
A fé tá na manhã
A fé tá no anoitecer
Oh! Oh!
No calor do verão...
A fé tá viva e sã
A fé também tá prá morrer
Oh! Oh!
Triste na solidão...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh Minina!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Oh! Oh!
A pé ou de avião...
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Oh! Oh!
Pelo sim, pelo não...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Olêlê, vamos lá!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...”


Andar com Fé
Gilberto Gil

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


"Sim, prefiro o risco do manicômio ao risco do cárcere. Prefiro acreditar demais - sem fanatismo ou intolerância - a ter pouca fé. Se tenho que errar, quero errar achando que essa é uma grande vida, misteriosa, complicada e não cair no erro oposto de vê-la menor e mais simples que minha imaginação"
(J.B. Priestly)

domingo, 17 de outubro de 2010

Some definitions


AMIGOS

Amigos são os eternos amantes da vida e das relações humanas, são um dos maiores desafios da vida, revestem-se de grandes oportunidades para o crescimento espiritual e, em denominações precipitadas, pode provar-se que a amizade era um rótulo mal interpretado, em detrimento de uma realidade sustentada. Por isso, com ou sem classificações, com ou sem amizade, seja defendido o verdadeiro objetivo das relações humanas: o cumprimento do EU.

LUA

É o sol da noite, a companheira da madrugada, a confidente de longas horas de monólogos e diálogos, é a verdadeira luz do silêncio...

SINCERIDADE

Sou eu e as pessoas que vêm por bem, a transparência e a frontalidade são dois requisitos para uma relação promissora comigo.

HUMILDADE

O princípio da sabedoria e redescoberta do EU, mesmo os mestres são seres limitados na redescoberta do seu EU, e o caminho para a perfeição está ainda tão longe...

RESPEITO PELO PRÓXIMO

A vida pressupõe liberdade individual e dos outros, e não há liberdade sem respeito pelo próximo, porque a imposição da nossa condição no próximo será sempre uma condicionante na liberdade e no reencontro de cada um. Logo, o respeito é a ponte mais próxima para a liberdade...

ANIMAIS


Somos todos nós, tanto os racionais como os irracionais, embora cada vez mais acredite que temos tanto, mas tanto a aprender com os irracionais, que por vezes até questiono a denominação de “irracional”...Pensem nisto!;)

HARMONIA

Acredito que a Harmonia seja uma das finalidades da vida humana, quando o amor for uma contante e o escudo que nos permite enfrentar qualquer situação, boa ou menos boa...Caminhamos para a Harmonia como a sensação do nível da perfeição e do bem-estar eterno, alguém duvida?


FILHOS

Os filhos serão o sonho tornado real e quem sabe uma das maiores criações do amor que poderei fazer integrado na grande criação do amor chamada VIDA!

INTELIGÊNCIA

Capacidade individual que permite compreender e trabalhar a ciência em prol da evolução. Inteligência é uma faculdade do conhecimento, mas como dizia Einstein “Imaginação é mais importante que o conhecimento”, portanto no mínimo sejam criativos, no máximo criem a mistura explosiva da imaginação com o conhecimento!

COVARDIA


Uma opção digna de quem teme, sendo tão importante como a importância que o medo tem para mim, ou seja, nula...Tal como com o medo, na coVardia percebo o que não quero ser, e realmente não sou, sou a verdade e o amor!

AMOR

No domínio do absoluto da criação humana há dois sentimentos possíveis: o amor e o medo. No amor realizo-me, no medo encobro-me, porque no amor sou Eu, sou livre, sou o líder da minha vida e nada mais quero que não seja amor...Amor está em tudo, e quanto mais percebo isso, mais amor quero e mais plenitude sinto...
”A coisa mais importante que descobrirás na vida é amar, ser amado e ser correspondido” (Filme Moulin Rouge)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"Penso que cumprir a vida, seja simplesmente
Compreender a marcha, ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro, levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou"


Trecho da música:Ando Devagar
Composição: Almir Sater e Renato Teixeira

sábado, 9 de outubro de 2010

Foi Deus quem fez você


"Foi deus quem fez o céu
E o rancho das estrelas
Fez também o seresteiro para conversar com elas
Fez a lua que prateia a minha
Estrada de sorrisos
E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraiso
Foi deus quem fez você
Foi deus quem fez o amor
Fez nascer a eternidade num momento de carinho
Fez até o anonimato dos afetos escondidos
E a saudade dos amores que já foram destruídos
Foi deus...
Foi deus quem fez o vento
Que sopra os seus cabelos
Foi deus quem fez o orvalho que molha o teu olhar
Foi deus que fez a noite
E o violão blangente
Foi deus que fez agente somente para amar, para amar, só para amar, só para amar."


Aureliah Milagres


A vida podia ser apenas estar sentado na erva,
segurar um malmequer e não lhe arrancar as pétalas,
por serem já sabidas as respostas,
ou por serem estas de tão pouca importância,
que descobri-las não valeria a vida de uma flor.

(José Saramago)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010



Uma coisa que admiro muito no ser humano é a SIMPLICIDADE, penso que tem tudo a ver com "SINCERIDADE, SIMPATIA, ALEGRIA..."
Entende?

“Ser simples é desfrutar da vida com elementos simples e corriqueiros dela, como um abraço em um amigo querido (Oh, como eu gosto de um abraço carinhoso, recordarei sempre de um), uma risada espontânea, ajudar ao próximo.

Tudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.

Não há conflito nas bromélias, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples.

Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização do instante. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.

Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.

Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.

Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.

A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale à pena.

Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.

Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.

Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.

Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.

As pessoas afivelam uma máscara, e ao cabo de
alguns anos acreditam piamente que é
ela o seu verdadeiro rosto. E quando a gente
lha arranca, ficam em carne viva, doridas e
desesperadas,
incapazes de compreender que o gesto violento
foi a melhor prova de respeito
que poderíamos dar.


(Miguel Torga)

domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições 2010


O Brasil tem um sistema de votação elogiado internacionalmente, e com uma democracia gigante deverá chamar a atenção do mundo hoje, dia 3 de outubro, nessa escolha do novo presidente. Sabemos que é um país de economia em crescimento e que desempenha cada vez mais forte papel geopolítico, portanto o mundo ficará na expectativa pra saber quem será o próximo governante dessa república.

O seu voto é uma conquista, faça-o com critério e responsabilidade
&
Viva a democracia!

sábado, 2 de outubro de 2010

Help!










"A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus."

terça-feira, 14 de setembro de 2010



O que preciso pra ser feliz?
Essa é a pergunta que tenho me feito ultimamente..
Eu venho afirmando sempre, que apenas uma Casinha Branca com alguns Patinhos numa lagoa vai me fazer feliz. Mas pode ser que me falte alguma coisa. Não é verdade?
E hoje acordei meio angustiada, pensando em coisas que acontecem e nas pessoas que direta ou indiretamente fazem parte da minha vida, daí começou o “momento devaneios” ...
Pensamentos vão, pensamentos me vêm à cabeça. Sem querer, mesmo que querendo, acabei encontrando um texto da Lena Gino com o título “Tudo o que eu preciso”
Então tive a certeza de que eu só preciso das coisas do coração pra ser feliz, e que nada material vai me trazer a paz. Isso não quer dizer que eu não almejo os bens materiais, mas tenho convicção que posso ser feliz sem eles.

“Tudo o que eu preciso pra viver carrego sem ocupar as mãos.
Tudo o que eu preciso pra ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa na bolsa, nem pesa nos ombros.
Carrego comigo o que é possível pra me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.
As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.
São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.
Que me locomovem sem que eu precise caminhar.
Que me alegram sem que eu precise comprar.
CARREGO COMIGO A SABEDORIA HERDADA DOS MEUS PAIS;
A DIGNIDADE CONQUISTADA COM O MEU TRABALHO; AS LIÇÕES APRENDIDAS NA DOR; O AMOR DOS MEUS AFETOS E A FORÇA DA MINHA FÉ.
Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem.
Assim fica mais fácil viver e andar por aí.
Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão.
As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços.
Por isso eu carrego só coisas que caibam aqui, nos sonhos que eu inventei pra ser feliz.”

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MÚSICA DO DIA



Daqui desse momento
Do meu olhar pra fora
O mundo é só miragem
A sombra do futuro
A sobra do passado
Assombram a paisagem.

Quem vai virar o jogo
E transformar a perda
Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado
Eu quero estar cercado
Só de quem me interessa.

Às vezes é um instante
A tarde faz silêncio
O vento sopra a meu favor
Às vezes eu pressinto e é como uma saudade
De um tempo que ainda não passou
Me traz o seu sossego
Atrasa o meu relógio
Acalma a minha pressa
Me dá sua palavra
Sussurra em meu ouvido
Só o que me interessa.

A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão
A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição
A curva do universo
A fórmula do acaso
O alcance da promessa
O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa.


Lenine

(É o que me interessa)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aniver da Lelynha


Hoje minha irmã faz 20 anos,ixii, entrou no rol das COROAS(risos)
Como não vou poder passar o dia com ela resolvi aproveitar o espaço do blog pra homenagea-la, afinal de contas além de irmã é minha melhor companhia... FLORZINHA da minha vida.
RESUMINDO A LELYNHA: Intusiasmo, boa vontade, persistência, alegria e inteligência!!
Amo-te infinitamente!
Você merece toda a felicidade do mundo..

"Se a tv estiver fora do ar
Quando passarem
Os melhores momentos da sua vida
Pela janela eu estarei de olho em você."



"... QUE DEUS LHE DÊ MUITA SAÚDE E PAZ E QUE OS ANJOS DIGAM AMÉM, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, PARABÉNS PRA VC, FELIZ ANIVERSÁRIO!”

sábado, 21 de agosto de 2010

MUSICA DO DIA


Mais Uma Vez

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!

(Legião Urbana)
Composição: Renato Russo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010


É incrível como o tempo passa. Parece até uma loucura, o mês parece uma semana. É exatamente essa a sensação que tenho. Foi pensando nisso que eu realmente decidi não me lamentar por fatos pequenos, não me importar com coisas bobas que levam a nada, não ficar nervosa ou coisas similares. O tempo passa rápido demais. Tenho que aprender tanta coisa, conhecer, ver, sentir e tocar tantas coisas.
Eu aprendi e estou aprendendo todos os dias o quanto é perda de tempo se entristecer por besteiras. Me sinto tão mais feliz. Verdadeiramente ando sorrindo para o nada, sorrindo até mesmo sem motivos claros. Eu olho para o céu azul, lindo e perfeito - agradeço por isso, somente isso! Cada vez que sinto o vento tocando o meu rosto, também sinto o fôlego de vida que vem dele.
Por algum motivo, eu tenho a sensação todos os dias de que estou esperando por alguma coisa. Eu tenho as mesmas sensações de uma pessoa apaixonada, até suspiro (rsrs). Qual o motivo exato? Eu não sei! Estou esperando mesmo que involuntariamente...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reflexos congelados


Há quanto tempo você não vê um álbum de fotos de papel?
É... Fotos impressas, do tempo em que ainda não havia câmera digital? Fotos de papel.. Estranho, né? Hoje a gente tem a chance de planejar a foto. Depois da câmera digital, todo mundo sai bem na foto.
Saiu ruim?
Apaga.
Os olhos
Ficaram vermelhos?
Faz outra.
O beicinho ficou esquisito?
Hummm, tira de novo?
Aí eu fico pensando como era diferente quando a gente não podia decidir se ficava ou não ficava bem na foto. A gente levava o rolo pra revelar e aí... A surpresa!
Tudo ficava mais divertido. Os flagrantes eram reais. A tecnologia embelezou as nossas lembranças. Retocou as nossas imperfeições. Não é mesmo?
As fotos, hoje, são guardadas em arquivos virtuais... As caixas e os álbuns desapareceram. Doido isso, né?
Aí agente ver as fotos antigas, rindo com amigos. O cabelo despenteado, a roupa amassada, a meia furada... Mas o sorriso está ali... Autêntico e intacto.
Por alguns segundos imaginamos se não deveria ter dado uma ajeitada no cabelo, mudado de roupa, escolhido um fundo melhor para aquela foto...
Mas... Caramba! Se tivesse planejado qualquer pose pra aquele momento, o melhor daquela lembrança teria se perdido: O riso, flagrado na hora da alegria, sem retoques, sem truques.
Vocês não acham que a vida é meio parecida com foto de papel?
Porque os momentos são únicos. Não têm volta.
O que foi torto, ficou torto.
O que foi ruim, ficou ruim...
E o que foi bonito... Ficou bonito pra sempre.
Tem coisa que não dá pra mudar, mesmo. Sendo assim, é melhor a gente estar sempre de bem com a vida. Porque quando o riso sair na foto, com certeza, vai guardar pra sempre um momento bom... Sem arrependimentos... Sem nenhum remendo...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pelo avesso


Ultimamente a tristeza tem atormentado meus dias, e venho me perguntando o porquê destas pequenas nuvens negras continuarem andando comigo. Eu perco meu tempo e preferiria estar em outro lugar, penso em ir caminhar lá fora e forçar um sorriso de felicidade... mas ser livre todos eles são livres...Talvez amanhã encontre meu caminho para casa...
Olho ao meu redor... buscando uma vida linda.
Estive meio pelo avesso e no melhor jeito possível de se estar mal, mas estou respirando... E quero uma brisa leve em minha mente..
Todos nós seres mortais que somos, passamos por momentos difíceis, crises existências, conflitos, decepções.. Enfim, “viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce.” E sentimos como se tivessem jogado agente de lá de cima (sei lá de onde) e caímos de pára-quedas nesse mundo de tensões constantes. Porém agente não desiste, sempre buscando, com desejos e anseios de algo novo, simplesmente não paramos... Vivemos a esperar algo? Mas o que?
Sinceramente caro amigo, eu não sei o que é que agente tanto espera.. Sei que sempre uma sombra de angústia me persegue, eu sinto como se estivesse a esperar um trem que vai passar e não sei a hora exata e nem qual que é a estação. Esperando, esperando, esperando... e minha cabeça gira buscando uma resposta.
Eu só quero que os trilhos dessa linha sejam favoráveis para que amanhã talvez eu encontre meu caminho para casa. (Arilma Macêdo de Almeida)

terça-feira, 13 de julho de 2010

"QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O SEU BARULHO"


Hoje entre as minhas leituras, apareceu um texto que me fez perceber que ao longo de nossas vidas encontramos diversas carroças vazias barulhentas que não nos acrescentam em nada.Porém, devemos pensar que esses espaços vazios podem ser preenchidos com conteúdos maravilhosos que podem nos surpreender ou não, mas se a carroça permace vazia com certeza terminará encostada num canto sem a menor utilidade. "CARROÇAS VAZIAS SE TORNÃO INÚTEIS E SÃO ESQUECIDAS."

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia....
perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
- Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
"QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O SEU BARULHO".

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A grande lição da nossa seleção



Acompanhando a evolução da seleção brasileira nessa Copa, podemos observar um grande crescimento que a equipe demonstrou em seu último jogo. Uma equipe mais coesa, jogadas ensaiadas e mais elaboradas e o domínio do jogo, foi o que marcou o primeiro tempo da partida contra a Holanda.

Com o primeiro gol do adversário, foi notório o descontrole emocional em toda a equipe, que acabou dando todo poder ao adversário. O time se desestruturou em campo e naturalmente acabou perdendo seu propósito: passar para próxima fase da Copa.

Refletindo sobre a atuação de nossa seleção podemos perceber que agimos da mesma forma em nossas vidas.

Quantas situações experimentamos em nossas vidas nas quais saímos derrotados por perdermos o controle emocional? Quantas situações nós perdemos o poder ao entregá-lo ao adversário?

Assim como a nossa seleção que atuou no primeiro tempo com todo seu poder, no segundo tempo nos mostrou como podemos perder todo esse poder.

Essa foi a grande lição que a nossa seleção deixou nesta Copa. Uma lição não apenas para nós brasileiros, mas para todo o mundo.

A lição de que o verdadeiro poder reside dentro de cada um de nós. Mas qual é esse verdadeiro poder, seja de uma equipe, seja de cada um de nós? A nossa paz interior.

De nada vale tanto esforço em estudar, treinar, se perdermos nosso controle emocional, nossa paz interior diante de qualquer desafio em nossa vida. Seja numa reunião, num teste, numa entrevista, num jogo, enfim, em qualquer situação. Colocamos tudo a perder quando damos poder para as situações.

Não existem culpados nem perdedores, mas existem lições e aprendizados.

Naturalmente somos especialistas em críticas e julgamentos e sempre procuramos culpar alguém por nossos insucessos. Nesse processo, frequentemente, deixamos de enxergar que temos perdido muitas oportunidades de nos tornarmos bons profissionais, bons cidadãos e naturalmente bons seres humanos, por tentar achar as justificativas fora de nós. Sendo que elas estão dentro de nós.

Deveríamos começar a entender que não existem fracassos em nossas vidas, mas "feedbacks" de que algo estamos fazendo errado. E a partir da percepção das derrotas ou dificuldades como "feedbacks" poderemos fazer novas escolhas amanhã.

Que todos nós, seres humanos, possamos aprender com nossos erros e possamos enxergar uma nova oportunidade de fazer melhor amanhã por nós mesmos, pelas pessoas e pelo nosso planeta.
(Texto do terapeuta e consultor Marcos Adriano Infantozzi)

sexta-feira, 2 de julho de 2010


"Vai diminuindo a cidade
Vai aumentando a simpatia
Quanto menor a casinha
Mais sincero o bom dia
[...]
Café tá quente no fogo
Barriga não tá vazia
Quanto mais simplicidade
Melhor o nascer do dia."

quinta-feira, 1 de julho de 2010

MUSICA DO DIA


Íris (Goo Goo Dolls)

E eu desistiria da eternidade para te tocar
Pois eu sei que você me sente de alguma maneira
Você é o mais próximo do paraíso que jamais estarei
E eu não quero ir para casa agora
E tudo que posso sentir é este momento
E tudo que posso respirar é a sua vida
E mais cedo ou mais tarde se acaba
Eu só não quero ficar sem você essa noite

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito para não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu

E você não pode lutar contra as lágrimas que não virão
Ou o momento de verdade em suas mentiras
Quando tudo se parece como nos filmes
É, você sangra apenas para saber que está viva

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu
E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu
Eu só quero que você saiba quem sou eu
Eu só quero que você saiba quem sou eu
Eu só quero que você saiba quem sou eu

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Definitivo


Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos
o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções
irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado
do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter
tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que
gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas
as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um
amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os
momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas
angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo
confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma
pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez
companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um
verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos, nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do
sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...
(Carlos Drummond de Andrade)

terça-feira, 29 de junho de 2010


“Há poema mais bonito
que um gesto de amor?
Até os iletrados
São capazes dessa literatura.”
[...]
Meus pés reconheciam um território novo, delicado, à espera de conquista. Eu, em busca de mim mesmo como queria Sócrates. Eu sendo o que sou, mas diante das possibilidades tornar-me outro, assumir-me com mais plenitude. Eu, ser em estado de vir a ser , como tão bem intuía a metafísica aristotélica. Eu potência de um lugar que ainda não me tornei porque ainda não me ousei a buscar.
[...]A excelência humana só pode ser alcançada através da reflexão. O pensamento é o instrumento condutor da mudança. Por meio dele podemos ver o seu poder de nos retalhar a alma, investigá-la em seus contornos, disfarces e verdades. O pensamento e a reflexão são responsáveis pelas superações q protagonizamos.
No oficio de descrever o sentimento do mundo, Nélida precisou receber retoques, processo natural de quem se deixa levar sem medo nos braços do grande e determinante pedagogo: o tempo. Ele e seu jeito tão próprio de ser e agir, e nós, com nossas atribuições tão específicas. Ele e sua sina de não permanecer, porque só conhece o destino de seguir. Nós e nosso desejo de fixar raízes, de prolongar o gozo do abrigo, da predileção, dos vínculos porque sofremos de uma indigência original que nos foi legada.
Meu querido amigo, o tempo é o invólucro da existência. Tudo o que fazemos e sentimos por ele é perpassado. Grandes medos nascem dessa condição. É natural q seja assim, afinal ele não sabe parar, não sabe retroceder. Lidamos com esse limite, e isso nos assusta, nos amedronta. O amor q sinto e alimento está nas mão do tempo. A criatura amada anda nos trilhos assustadores por onde deslizam os seus vagões pesados.
A mãe acompanha os primeiros passos do filho, mas sabe que essa autonomia será também causa de preocupação presa aos braços ameniza o medo da perda, mas o movimento do tempo expressão concreta em ossos q se desenvolvem, corpo que vai ganhando volume e destreza é imperativo que ordena um novo jeito de cuidar. O tempo se mostra com seu poder de adoção, e a mãe sem ter como negar, entrega-lhe nos braços o filho que até então pensava em proteger por todo sempre. O tempo e seus intervalos, o medo cabe em todos eles. Quando obedecemos ao vermelho do sinal que nos pede parada, imediatamente nos fechamos em nossos carros crentes de que vidros indefesos nos protegerão do medo que sentimos. O menino e seus malabarismos tão cheios de erros não nos encantam ainda que estejam tentando nos fazer sorrir. A roupa de palhaço, a purpurina improvisada, brilho que se mistura com o suor de quem sente a concretude da dureza da vida, filhos que não sabem por onde andam os seios que os amamentaram: meninos e meninas. Eles também estão com medo, temem que não os reconheçamos como artistas que merecem aplauso, moeda de pequeno valor q condensa a metáfora de um reconhecimento temporário, valor que não compra a felicidade esperada, a vitória q nunca chegará. Em pequenos intervalos estão grandes medos.
[...]
Tenho medo de ser hipócrita. Tenho medo de simular uma coragem que não possuo, uma resposta a qual não dê crédito. Medo da palavra que finge caridade, que simula acolhimento, quando na verdade o que existe é total e vergonhosa indiferença. Tenho medo de fingir uma fé que não professo. Realizar um rito que não me envolve, que não me devolve, que não me transforma e que por isso não me oferece aos outros.
Meu amigo, talvez seja por isso que eu ame tanto a poesia. Ela é um lugar especial onde as verdades humanas se mostram sem máscaras. O medo da dor, da solidão, da morte, da perda, tudo está tão a mostra nos manuscritos confessos. O poeta e sua revelação.
A vida crua, real ainda que em palavras. O poeta e sua transfiguração. Nele e a partir dele a humanidades alcança a hermenêutica , como se o fogo da verdade fosse novamente retirado do Olímpo e entregue aos homens. A poesia ameniza o peso dos medos, porque o amor resolveu fazer sua casa nos terrenos da linguagem poética. “Há poema mais bonito q um gesto de amor? Até os iletrados são capazes dessa literatura.”
O amor é o recurso que pode nos libertar dos medos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um dos livros mais lindos que li


‘Eu me tornei o que sou hoje, aos doze anos em um dia nublado e gélido do inverno de 1975.’

‘Hassan e eu nascemos na mesma casa, mamamos no mesmo peito, demos nossos primeiros passos na mesma grama do mesmo quintal.’

E sob o mesmo teto dissemos nossas primeiras palavras...’

‘A minha foi baba (pai)...’

‘A dele foi Amir (meu nome)...’

‘Mas éramos duas crianças que tinham aprendido a engatinhar juntas, e não havia história, etnia, sociedade ou religião que pudesse alterar isso...’

‘Afinal de contas eu era pashtun, e ele hazara: eu sunita e ele xiita e nada conseguiria modificar isso. Nada...’

‘Hassan não era capaz de ler nenhum livro de primeira série...’

‘ Mas conseguia me ler com a maior facilidade...’

‘Era assustador... e ao mesmo tempo bom ter alguém que sempre sabe o que você está precisando.’

‘_Você ganhou Amir Agha! Você ganhou!’

‘_Nós ganhamos! Nós ganhamos!’

‘Agora vou apanhar aquela pipa azul pra você.’

‘Largou o carretel e saiu correndo com a borda do chapan verde arrastando na neve atrás de si.’

‘_Hassan! –Gritei.

_Volte com ela!’

‘Ele já estava dobrando a esquina, com as botas de borracha levantando neve do chão. Parou e se virou. Pôs as mão em concha junto a boca.’

‘_Por você, eu faria isso mil vezes!’

‘No inverno de 1975 vi Hassar correr atrás de uma pipa pela ultima vez.’

“Por você eu faria isso mil vezes” era o que tinha prometido. O grande Hassan.

O bom, velho e leal Hassan.

Cumpriu a promessa e pegou aquela pipa pra mim...’

‘Como era corajoso o Hassan, Eu apenas um covarde.’

‘Poderia entrar no beco ir defender Hassan do mesmo jeito que ele me defendeu todas aquelas vezes no passado.’

O que eu temia: Devoção sincera? Porque, mais que qualquer outra coisa isso é o que eu não podia suportar.’

‘Foi aí que descobri como é difícil olhar diretamente nos olhos de uma pessoa como Hassan, essas pessoas dizem sinceramente o que pensam.’

‘Como eu queria voltar no tempo e corrigir meus erros do passado...’

‘ Mas não posso, pois meu erro morreu, e se chamava Hassan.’

‘Queria minha vida de antigamente.’

‘Queria que o Hassan estivesse aqui.’