‘Eu me tornei o que sou hoje, aos doze anos em um dia nublado e gélido do inverno de 1975.’
‘Hassan e eu nascemos na mesma casa, mamamos no mesmo peito, demos nossos primeiros passos na mesma grama do mesmo quintal.’
E sob o mesmo teto dissemos nossas primeiras palavras...’
‘A minha foi baba (pai)...’
‘A dele foi Amir (meu nome)...’
‘Mas éramos duas crianças que tinham aprendido a engatinhar juntas, e não havia história, etnia, sociedade ou religião que pudesse alterar isso...’
‘Afinal de contas eu era pashtun, e ele hazara: eu sunita e ele xiita e nada conseguiria modificar isso. Nada...’
‘Hassan não era capaz de ler nenhum livro de primeira série...’
‘ Mas conseguia me ler com a maior facilidade...’
‘Era assustador... e ao mesmo tempo bom ter alguém que sempre sabe o que você está precisando.’
‘_Você ganhou Amir Agha! Você ganhou!’
‘_Nós ganhamos! Nós ganhamos!’
‘Agora vou apanhar aquela pipa azul pra você.’
‘Largou o carretel e saiu correndo com a borda do chapan verde arrastando na neve atrás de si.’
‘_Hassan! –Gritei.
_Volte com ela!’
‘Ele já estava dobrando a esquina, com as botas de borracha levantando neve do chão. Parou e se virou. Pôs as mão em concha junto a boca.’
‘_Por você, eu faria isso mil vezes!’
‘No inverno de 1975 vi Hassar correr atrás de uma pipa pela ultima vez.’
“Por você eu faria isso mil vezes” era o que tinha prometido. O grande Hassan.
O bom, velho e leal Hassan.
Cumpriu a promessa e pegou aquela pipa pra mim...’
‘Como era corajoso o Hassan, Eu apenas um covarde.’
‘Poderia entrar no beco ir defender Hassan do mesmo jeito que ele me defendeu todas aquelas vezes no passado.’
O que eu temia: Devoção sincera? Porque, mais que qualquer outra coisa isso é o que eu não podia suportar.’
‘Foi aí que descobri como é difícil olhar diretamente nos olhos de uma pessoa como Hassan, essas pessoas dizem sinceramente o que pensam.’
‘Como eu queria voltar no tempo e corrigir meus erros do passado...’
‘ Mas não posso, pois meu erro morreu, e se chamava Hassan.’
‘Queria minha vida de antigamente.’
‘Queria que o Hassan estivesse aqui.’
Nenhum comentário:
Postar um comentário