sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pelo avesso


Ultimamente a tristeza tem atormentado meus dias, e venho me perguntando o porquê destas pequenas nuvens negras continuarem andando comigo. Eu perco meu tempo e preferiria estar em outro lugar, penso em ir caminhar lá fora e forçar um sorriso de felicidade... mas ser livre todos eles são livres...Talvez amanhã encontre meu caminho para casa...
Olho ao meu redor... buscando uma vida linda.
Estive meio pelo avesso e no melhor jeito possível de se estar mal, mas estou respirando... E quero uma brisa leve em minha mente..
Todos nós seres mortais que somos, passamos por momentos difíceis, crises existências, conflitos, decepções.. Enfim, “viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce.” E sentimos como se tivessem jogado agente de lá de cima (sei lá de onde) e caímos de pára-quedas nesse mundo de tensões constantes. Porém agente não desiste, sempre buscando, com desejos e anseios de algo novo, simplesmente não paramos... Vivemos a esperar algo? Mas o que?
Sinceramente caro amigo, eu não sei o que é que agente tanto espera.. Sei que sempre uma sombra de angústia me persegue, eu sinto como se estivesse a esperar um trem que vai passar e não sei a hora exata e nem qual que é a estação. Esperando, esperando, esperando... e minha cabeça gira buscando uma resposta.
Eu só quero que os trilhos dessa linha sejam favoráveis para que amanhã talvez eu encontre meu caminho para casa. (Arilma Macêdo de Almeida)

terça-feira, 13 de julho de 2010

"QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O SEU BARULHO"


Hoje entre as minhas leituras, apareceu um texto que me fez perceber que ao longo de nossas vidas encontramos diversas carroças vazias barulhentas que não nos acrescentam em nada.Porém, devemos pensar que esses espaços vazios podem ser preenchidos com conteúdos maravilhosos que podem nos surpreender ou não, mas se a carroça permace vazia com certeza terminará encostada num canto sem a menor utilidade. "CARROÇAS VAZIAS SE TORNÃO INÚTEIS E SÃO ESQUECIDAS."

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia....
perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
- Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
"QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O SEU BARULHO".

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A grande lição da nossa seleção



Acompanhando a evolução da seleção brasileira nessa Copa, podemos observar um grande crescimento que a equipe demonstrou em seu último jogo. Uma equipe mais coesa, jogadas ensaiadas e mais elaboradas e o domínio do jogo, foi o que marcou o primeiro tempo da partida contra a Holanda.

Com o primeiro gol do adversário, foi notório o descontrole emocional em toda a equipe, que acabou dando todo poder ao adversário. O time se desestruturou em campo e naturalmente acabou perdendo seu propósito: passar para próxima fase da Copa.

Refletindo sobre a atuação de nossa seleção podemos perceber que agimos da mesma forma em nossas vidas.

Quantas situações experimentamos em nossas vidas nas quais saímos derrotados por perdermos o controle emocional? Quantas situações nós perdemos o poder ao entregá-lo ao adversário?

Assim como a nossa seleção que atuou no primeiro tempo com todo seu poder, no segundo tempo nos mostrou como podemos perder todo esse poder.

Essa foi a grande lição que a nossa seleção deixou nesta Copa. Uma lição não apenas para nós brasileiros, mas para todo o mundo.

A lição de que o verdadeiro poder reside dentro de cada um de nós. Mas qual é esse verdadeiro poder, seja de uma equipe, seja de cada um de nós? A nossa paz interior.

De nada vale tanto esforço em estudar, treinar, se perdermos nosso controle emocional, nossa paz interior diante de qualquer desafio em nossa vida. Seja numa reunião, num teste, numa entrevista, num jogo, enfim, em qualquer situação. Colocamos tudo a perder quando damos poder para as situações.

Não existem culpados nem perdedores, mas existem lições e aprendizados.

Naturalmente somos especialistas em críticas e julgamentos e sempre procuramos culpar alguém por nossos insucessos. Nesse processo, frequentemente, deixamos de enxergar que temos perdido muitas oportunidades de nos tornarmos bons profissionais, bons cidadãos e naturalmente bons seres humanos, por tentar achar as justificativas fora de nós. Sendo que elas estão dentro de nós.

Deveríamos começar a entender que não existem fracassos em nossas vidas, mas "feedbacks" de que algo estamos fazendo errado. E a partir da percepção das derrotas ou dificuldades como "feedbacks" poderemos fazer novas escolhas amanhã.

Que todos nós, seres humanos, possamos aprender com nossos erros e possamos enxergar uma nova oportunidade de fazer melhor amanhã por nós mesmos, pelas pessoas e pelo nosso planeta.
(Texto do terapeuta e consultor Marcos Adriano Infantozzi)

sexta-feira, 2 de julho de 2010


"Vai diminuindo a cidade
Vai aumentando a simpatia
Quanto menor a casinha
Mais sincero o bom dia
[...]
Café tá quente no fogo
Barriga não tá vazia
Quanto mais simplicidade
Melhor o nascer do dia."

quinta-feira, 1 de julho de 2010

MUSICA DO DIA


Íris (Goo Goo Dolls)

E eu desistiria da eternidade para te tocar
Pois eu sei que você me sente de alguma maneira
Você é o mais próximo do paraíso que jamais estarei
E eu não quero ir para casa agora
E tudo que posso sentir é este momento
E tudo que posso respirar é a sua vida
E mais cedo ou mais tarde se acaba
Eu só não quero ficar sem você essa noite

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito para não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu

E você não pode lutar contra as lágrimas que não virão
Ou o momento de verdade em suas mentiras
Quando tudo se parece como nos filmes
É, você sangra apenas para saber que está viva

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu
E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu

E eu não quero que o mundo me veja
Porque eu não acho que eles entenderiam
Quando tudo é feito pra não durar
Eu só quero que você saiba quem sou eu
Eu só quero que você saiba quem sou eu
Eu só quero que você saiba quem sou eu
Eu só quero que você saiba quem sou eu