domingo, 28 de novembro de 2010


'Então, que seja doce.
Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte:que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce , talvez não saiba responder. Tudo é tão vago como se fosse nada.Ninguém perguntará coisa alguma, penso. Depois continuo a contar para mim mesmo, como se fosse ao mesmo tempo o velho que conta e a criança que escuta, sentado no colo de mim(...)'

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Devaneios


Sou isso agora porque é o que posso ser, como já disse o Humberto Gessinger “Somos quem podemos ser”. Isso não impede que eu sonhe no que eu quero ser, daí eu vou tentando.
Tentando o que? Tentando ser...!
Me veio uma confusão...
Eu sou o que sou, ou sou o quero ser?
Pode ser que eu não chegue a ser quem eu quero ser, ou então posso mudar de idéia e não querer mais ser, minhas vontades podem ser outras no futuro.
Loucura, não é mesmo?
Mas eu vou sonhando...

(Arilma Macêdo)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MÚSICA DO DIA


Quando começar o frio, dentro de nós
Tudo em volta parece tão quieto
Tudo em volta não parece perto
Toda volta parece o mais certo
Certo é estar perto sem estar
Perto de você, sou tão perto de você, sou tão perto de você

Quando o tempo não passar, dentro de nós
Cada hora é como uma semana
Cada novo alô é mais bacana
Cada carta que eu nunca recebo
É sempre um motivo pra lembrar
Sou tão perto de você

Vida amarga, como é doce a dor da palavra dita de tão longe, dita de tão longe, dita de tão longe...

Quando alguém se machuca, dentro de nós
Toda culpa parece resposta
Nossa busca não parece nossa
Nosso dia já não tem mais festa
Não tem pressa nem onde chegar
Sou tão perto de você

Quando a paz se anunciar, dentro de nós
É porque aquilo que nos cega, mostra um outro lado pra moeda
Que não paga as coisas do meu peito
O preço é me fazer acreditar
Sou tão perto de você

Vida amarga, como é doce a dor da palavra dita de tão longe, dita de tão longe, dita de tão longe

Quando a música acabar, dentro de nós..
.

Perto de Você
O Teatro Mágico

Farinha de trigo tem que ser "Tia Anastácia"


"Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada

Hoje eu estive com Tia Anastácia
Ela me disse que está muito revoltada
Porque o Sítio do Pica pau Amarelo está tirando ela como otária
Ela faz os bolinhos e Dona Benta recebe a medalha
Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada
Tia Anastácia está revoltada

Farinha de trigo tem que ser
Tia Anastácia
"


A luta pela iagualdade "racial" está presente em nossos dias. Eu nem sei o porque desse "racial", se só existe uma unica raça, que é a HUMANA! Não há raças branca, negra, amarela, vermelha... etc e tal.
Esse poema "A revolta da tia Anastácia" do poeta Giovane mostra que a suposta inferioridade da tia Anastácia, a qual não deixou ela levar a fama no nome da farinha de trigo, está relacionada a cor da pele.
A cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.
Precisamos de Igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento, independemente de ser negro, branco, vermelho, amarelo, pardo, pois somos INCLASSIFICÁVEIS e somos o que somos!
Independente da cor somos todos iguais, nesse mundo velho sem porteira, nesse grande carnaval! "(...)Uns mais iguais que os outros" é claro.

"Olha que eu gosto do negro
Porque o negro me lembra voce
Salve toda conciencia negra
Olha que eu gosto do negro
Porque o negro me lembra voce

Independente da cor todo mundo é igual

Negra, negra, negra, negro amor"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Não saber viver



Hoje em momentos de devaneios, tive a sensação de que eu não sei viver.
Mas o que seria não saber viver?
Talvez seja não saber aproveitar e agradecer o momento presente, e está sempre a pensar no que está por vir. Isso é engraçado. Porque damos tanta importância pra algo que ainda é distante de nós e esquecemos o mais próximo?
Eu tenho comigo esse sofrimento pelo que está por vim, mas decididamente isso acaba por aqui, nem vou me abalar porque quando o amanhã chegar, eu já estarei a querer outro amanhã e nunca me sentirei feliz/realizada. Porém não vou deixar de sonhar, pois como já dissera o poeta William Shakespeare “Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”.


“Nunca deixe que lhe digam:
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos
Nunca vão dar certo
Ou que você nunca
Vai ser alguém...”


(Arilma Macêdo)

A fidelidade é a alma da verdadeira amizade



_ Aos meus amigos verdadeiros peço desculpa pela minha ausência, não os esqueço em nehum momento da minha vida, pode até não parecer mas estam e sempre estarão em pensamentos. Agradeço por fazerem parte da minha vida. Obs.: Não preciso denomina-los, pois os meus amigos sentem.

Malba Tahan contava uma história:
"Dois amigos caçadores estavam no mato, e eis que aparece um grande urso. Ficaram tão espantados que, em vez de atirar no bicho, começaram a correr. Acontece que um deles era gordo, e o urso o alcançava; percebendo que não podia escapar do bicho, deitou-se no chão e fingiu-se de morto, enquanto o outro amigo que era magro subiu numa árvore e ficou só olhando. O urso chegou perto do gordo, cheirou-lhe as orelhas e se foi. O magro desceu da árvore e perguntou ao gordo:

- 'O que foi que o urso falou no seu ouvido?' E este respondeu: - 'O urso me disse que um amigo que abandona o amigo na hora do perigo é um covarde!'".

A fidelidade é a alma da verdadeira amizade. Conta-se que dois amigos inseparáveis foram para uma guerra juntos. Em um combate terrível, um deles ficou ferido gravemente, e sem que o outro percebesse ficou caído. Quando o primeiro voltou para a trincheira, percebeu que o amigo não tinha voltado para o abrigo.

"- 'Meu amigo ainda não regressou do campo de batalha, senhor. Solicito permissão para ir buscá-lo' — disse o soldado a seu superior.

- 'Permissão negada', respondeu o oficial — 'Não quero que você arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto'.

O soldado, desconsiderando a proibição, saiu, e uma hora mais tarde regressou mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo. O oficial ficou furioso.

- 'Eu te disse que ele já estava morto! Agora, por causa da sua indisciplina, eu perdi dois homens! Me diga, valeu a pena ir até lá para trazer um cadáver?'

E o soldado, moribundo, respondeu:

- 'Claro que sim, senhor! Quando encontrei o meu amigo, ele ainda estava vivo e pôde me dizer: 'Eu tinha certeza de que você viria!'"

"Um amigo é aquele que chega quando todo o mundo já se foi".

Você já percebeu a fidelidade de um cão a seu dono? É por isso que dizem que ele é o maior amigo do homem. Já observei que o dono pode ser pobre e miserável, mas o cão não o troca por outro em melhor situação. O dono pode até deixá-lo passar fome e frio, mas ele não o abandona; pode até surrá-lo e ele acaba voltando a seu lado. Isso não é incrível?

Nunca se pode falar mal de alguém, especialmente de um amigo.

Havia numa cidade um homem que tinha o costume de fazer um pequeno discurso de elogio aos mortos minutos antes de serem sepultados. Ele sempre estava no cemitério quando alguém ia ser sepultado e sempre o elogiava com suas palavras. Eis que certo dia morreu alguém que todos odiavam na cidade, porque tinha má fama de avarento, fofoqueiro, mal-agradecido, estúpido, etc.. De modo que na hora do seu sepultamento, muitos foram ao cemitério só para ver o que o homem dos elogios funerais iria dizer do falecido. Na hora do discurso o conhecido orador disse: "Coitado, ele assobiava tão bem!...".

Mesmo nesse infeliz ele soube encontrar uma pequena qualidade, e passou por cima de todos os seus defeitos. Não é bonito isso? Faça o mesmo e você será uma pessoa querida por muitos.

O mundo está precisando urgentemente de gente assim. Ninguém gosta de uma pessoa cheia de presunção, autossuficiente, arrogante. Os jovens cunharam uma expressão para identificar uma pessoa assim: "Ele se acha"; se acha o bom, o melhor.

Se você quiser ter amigos, aprenda a elogiar os outros pelas suas menores qualidades em vez de os ficar criticando por seus defeitos. Saiba também que nós conquistamos as pessoas por aquilo que somos para elas, muito mais do que por aquilo que lhes damos.

É se dedicando ao outro que você vai conquistá-lo, seja ele um amigo, o pai, a mãe, o filho ou o empregado. Ofereça-lhe um pouco do seu tempo, de suas palavras, de sua ajuda; deixe-o contar sem pressa a sua história e os seus problemas e você verá como esta pessoa irá admirá-la.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010


"De ontem em diante serei o que sou no instante agora
onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa
Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada
são coisas distintas
Separadas pelo canto de um galo velho
Eu apóstolo contigo que não sabes do evangelho
Do versículo e da profecia
Quem surgiu primeiro? o antes, o outrora, a noite ou o dia?
Minha vida inteira é meu dia inteiro
Meus dilúvios imaginários ainda faço no chuveiro!
[...]
Da luta não me retiro...
Todo dia de manhã é nostalgia das besteiras que fizemos ontem."