sábado, 30 de outubro de 2010

"O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Carta de S. Paulo aos Coríntios

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Somos o que somos "Inclassificáveis"




"A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas."
Ruth Benedict




Que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs

somos o que somos
inclassificáveis

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,

não há sol a sós

egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros carataís
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol


Inclassificáveis

Composição: Arnaldo Antunes

sábado, 23 de outubro de 2010


Tem horas q bate o desespero, dá uma vontade de desistir de tudo (tristeza), e no meio de tanta confusão aparece uma voz amiga que diz pra lutar sempre
“ lute sempre
Mesmo que as vezes seja preciso mudar um pouco a estratégia”
Bah! Eu decidi não desisti mesmo..
Vou andar com Fé.
E mudar a estratégia quantas vezes for necessário.

“Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Que a fé tá na mulher
A fé tá na cobra coral
Oh! Oh!
Num pedaço de pão...
A fé tá na maré
Na lâmina de um punhal
Oh! Oh!
Na luz, na escuridão...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh Minina!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
A fé tá na manhã
A fé tá no anoitecer
Oh! Oh!
No calor do verão...
A fé tá viva e sã
A fé também tá prá morrer
Oh! Oh!
Triste na solidão...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh Minina!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Oh! Oh!
A pé ou de avião...
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Oh! Oh!
Pelo sim, pelo não...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!...
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Olêlê, vamos lá!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...”


Andar com Fé
Gilberto Gil

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


"Sim, prefiro o risco do manicômio ao risco do cárcere. Prefiro acreditar demais - sem fanatismo ou intolerância - a ter pouca fé. Se tenho que errar, quero errar achando que essa é uma grande vida, misteriosa, complicada e não cair no erro oposto de vê-la menor e mais simples que minha imaginação"
(J.B. Priestly)

domingo, 17 de outubro de 2010

Some definitions


AMIGOS

Amigos são os eternos amantes da vida e das relações humanas, são um dos maiores desafios da vida, revestem-se de grandes oportunidades para o crescimento espiritual e, em denominações precipitadas, pode provar-se que a amizade era um rótulo mal interpretado, em detrimento de uma realidade sustentada. Por isso, com ou sem classificações, com ou sem amizade, seja defendido o verdadeiro objetivo das relações humanas: o cumprimento do EU.

LUA

É o sol da noite, a companheira da madrugada, a confidente de longas horas de monólogos e diálogos, é a verdadeira luz do silêncio...

SINCERIDADE

Sou eu e as pessoas que vêm por bem, a transparência e a frontalidade são dois requisitos para uma relação promissora comigo.

HUMILDADE

O princípio da sabedoria e redescoberta do EU, mesmo os mestres são seres limitados na redescoberta do seu EU, e o caminho para a perfeição está ainda tão longe...

RESPEITO PELO PRÓXIMO

A vida pressupõe liberdade individual e dos outros, e não há liberdade sem respeito pelo próximo, porque a imposição da nossa condição no próximo será sempre uma condicionante na liberdade e no reencontro de cada um. Logo, o respeito é a ponte mais próxima para a liberdade...

ANIMAIS


Somos todos nós, tanto os racionais como os irracionais, embora cada vez mais acredite que temos tanto, mas tanto a aprender com os irracionais, que por vezes até questiono a denominação de “irracional”...Pensem nisto!;)

HARMONIA

Acredito que a Harmonia seja uma das finalidades da vida humana, quando o amor for uma contante e o escudo que nos permite enfrentar qualquer situação, boa ou menos boa...Caminhamos para a Harmonia como a sensação do nível da perfeição e do bem-estar eterno, alguém duvida?


FILHOS

Os filhos serão o sonho tornado real e quem sabe uma das maiores criações do amor que poderei fazer integrado na grande criação do amor chamada VIDA!

INTELIGÊNCIA

Capacidade individual que permite compreender e trabalhar a ciência em prol da evolução. Inteligência é uma faculdade do conhecimento, mas como dizia Einstein “Imaginação é mais importante que o conhecimento”, portanto no mínimo sejam criativos, no máximo criem a mistura explosiva da imaginação com o conhecimento!

COVARDIA


Uma opção digna de quem teme, sendo tão importante como a importância que o medo tem para mim, ou seja, nula...Tal como com o medo, na coVardia percebo o que não quero ser, e realmente não sou, sou a verdade e o amor!

AMOR

No domínio do absoluto da criação humana há dois sentimentos possíveis: o amor e o medo. No amor realizo-me, no medo encobro-me, porque no amor sou Eu, sou livre, sou o líder da minha vida e nada mais quero que não seja amor...Amor está em tudo, e quanto mais percebo isso, mais amor quero e mais plenitude sinto...
”A coisa mais importante que descobrirás na vida é amar, ser amado e ser correspondido” (Filme Moulin Rouge)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"Penso que cumprir a vida, seja simplesmente
Compreender a marcha, ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro, levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou"


Trecho da música:Ando Devagar
Composição: Almir Sater e Renato Teixeira

sábado, 9 de outubro de 2010

Foi Deus quem fez você


"Foi deus quem fez o céu
E o rancho das estrelas
Fez também o seresteiro para conversar com elas
Fez a lua que prateia a minha
Estrada de sorrisos
E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraiso
Foi deus quem fez você
Foi deus quem fez o amor
Fez nascer a eternidade num momento de carinho
Fez até o anonimato dos afetos escondidos
E a saudade dos amores que já foram destruídos
Foi deus...
Foi deus quem fez o vento
Que sopra os seus cabelos
Foi deus quem fez o orvalho que molha o teu olhar
Foi deus que fez a noite
E o violão blangente
Foi deus que fez agente somente para amar, para amar, só para amar, só para amar."


Aureliah Milagres


A vida podia ser apenas estar sentado na erva,
segurar um malmequer e não lhe arrancar as pétalas,
por serem já sabidas as respostas,
ou por serem estas de tão pouca importância,
que descobri-las não valeria a vida de uma flor.

(José Saramago)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010



Uma coisa que admiro muito no ser humano é a SIMPLICIDADE, penso que tem tudo a ver com "SINCERIDADE, SIMPATIA, ALEGRIA..."
Entende?

“Ser simples é desfrutar da vida com elementos simples e corriqueiros dela, como um abraço em um amigo querido (Oh, como eu gosto de um abraço carinhoso, recordarei sempre de um), uma risada espontânea, ajudar ao próximo.

Tudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.

Não há conflito nas bromélias, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples.

Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização do instante. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.

Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.

Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.

Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.

A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale à pena.

Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhe capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.

Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.

Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem à pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.

Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.

As pessoas afivelam uma máscara, e ao cabo de
alguns anos acreditam piamente que é
ela o seu verdadeiro rosto. E quando a gente
lha arranca, ficam em carne viva, doridas e
desesperadas,
incapazes de compreender que o gesto violento
foi a melhor prova de respeito
que poderíamos dar.


(Miguel Torga)

domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições 2010


O Brasil tem um sistema de votação elogiado internacionalmente, e com uma democracia gigante deverá chamar a atenção do mundo hoje, dia 3 de outubro, nessa escolha do novo presidente. Sabemos que é um país de economia em crescimento e que desempenha cada vez mais forte papel geopolítico, portanto o mundo ficará na expectativa pra saber quem será o próximo governante dessa república.

O seu voto é uma conquista, faça-o com critério e responsabilidade
&
Viva a democracia!

sábado, 2 de outubro de 2010

Help!










"A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus."